Blog Slaviero

06/03/2018

4 super dicas para economizar na hora de abastecer seu veículo

Confira 4 super dicas para você aproveitar ao máximo o combustível do seu veículo.

 

1 – Encher o tanque pela manhã (cedo).

A temperatura ambiente e a do solo estão mais baixas nesse horário. Todos os postos de combustíveis têm seus tanques debaixo da terra e com o solo mais frio, a densidade da gasolina ou do diesel é menor. O contrário se acontece durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, se você encher o tanque ao meio-dia, à tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será exatamente um litro.

2 – Encher o tanque do carro antes de que o marcador de combustível fique abaixo da metade.

Quanto mais combustível houver no tanque, menos ar há lá dentro. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você imagina. Os grandes depósitos e cisternas das refinarias têm tetos flotantes no interior, para separar o ar do combustível com o objetivo de manter a evaporação no mínimo possível.

3 – Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.

Se você chegar ao posto de serviço e ver um caminhão tanque abastecendo os tanques subterrâneos, ou que tenha acabado de reabastecê-los, evite abastecer seu carro nesse momento, pois os sedimentos existentes no fundo do reservatório são movimentados na operação e, fatalmente, irão para o seu veículo, que receberá um combustível sujo.

4 – Evite encher o tanque de combustível até a boca

O recomendado é encher o tanque até o primeiro clique da bomba, quando o gatilho desarma automaticamente.
Esse procedimento evita a contaminação do cânister, que recolhe os gases do combustível, e também o transbordamento, que, além do desperdício, pode danificar a pintura.
Nos carros com injeção eletrônica, o excesso de gasolina provoca uma contrapressão interna que pode danificar a bomba elétrica e a válvula reguladora de pressão.

Voltar

4 super dicas para economizar na hora de abastecer seu veículo